SOBRE O PRÊMIO

APRESENTAÇÃO

O 5° Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura ‒ Habitat Sustentável é uma iniciativa do Grupo Saint-Gobain e tem a finalidade de reconhecer e premiar projetos de arquitetura que se destacaram em soluções para o conforto do ambiente, além de mobilizar profissionais e estudantes que acreditam que a construção civil exerce significativa contribuição para a sustentabilidade do setor e bem-estar dos usuários. O prêmio ainda incentiva o uso de tecnologias e soluções inovadoras, e a correta especificação de produtos e processos construtivos.


Para a Saint-Gobain, o habitat deve proporcionar qualidade de vida e bem-estar aos usuários. Acreditamos fortemente em soluções construtivas que promovam o conforto do ambiente, com soluções que garantam a economia de energia, o equilíbrio da iluminação natural e artificial, o conforto térmico e acústico, e ambientes adaptados às necessidades de cada etapa da vida do usuário, sem abrir mão do cuidado com a saúde.

O Programa Multi Conforto demonstra que a Saint-Gobain proporciona, por meio de suas marcas, uma oferta de atendimento inigualável às múltiplas necessidades de conforto, atuais e futuras, de forma sustentável e acessível a todos.

Os diversos confortos de uma edificação ‒ térmico, acústico, visual, modular e de saúde ‒ são temas centrais do prêmio, aliados ao uso da inovação e sustentabilidade das soluções construtivas.

Para comemorar a 5ª edição, foi criada uma nova modalidade na categoria Profissional, que vai premiar edificações concluídas durante os cinco anos de realização do Prêmio (de janeiro de 2013 a outubro de 2017).

Convidamos profissionais e estudantes a apresentarem seus projetos que poderão deixar a vida mais confortável, construindo o melhor para todos nós.

CATEGORIAS

icon

CATEGORIA Profissional

Participam escritórios ou profissionais, graduados em arquitetura, de forma individual ou em equipe, nas modalidades Projeto e Edificação, considerando as tipologias Residencial, Institucional e Comercial.


MODALIDADES

PROJETO: projetos de arquitetura com obras ainda não iniciadas ou já iniciadas, mas não concluídas até out./17.

EDIFICAÇÃO: projetos de arquitetura com obras concluídas em jan./13 e out./17.

icon

Categoria ESTUDANTE

Inscrições abertas para estudantes dos cursos de Arquitetura formados em 2016 e no 1º semestre de 2017 ou cursando o último semestre de 2017. Serão aceitos trabalhos acadêmicos Finais de Graduação ou projetos desenvolvidos durante o curso ou especialmente para o concurso para edificações novas ou preexistentes, reformas ou readequações de espaços Residenciais, Comerciais e Institucionais na Modalidade Projeto Acadêmico.

residencial

RESIDENCIAL

Projetos ou edificações de uso residencial, unifamiliar ou multifamiliar, ou de uso misto (comercial e residencial), cujo uso predominante seja residencial.

comercial

COMERCIAL

Projetos ou edificações de uso exclusivamente comercial ou de serviços: instalações industriais ou edificações de uso misto (comercial e residencial), cujo uso predominante seja comercial.

institucional

INSTITUCIONAL

Projetos ou edificações institucionais, como aeroportos, terminais rodoviários, ferroviários e hidroviários, hospitais, escolas, órgãos públicos, museus, centros esportivos, religiosos e de lazer, entre outros.

PRÊMIOS

CATEGORIA PROFISSIONAL - MODALIDADES: PROJETO E EDIFICAÇÃO

1º LUGAR para cada tipologia

Prêmio Profissional 1° Lugar

2° LUGAR para cada tipologia

Prêmio Profissional 2° Lugar

3° LUGAR para cada tipologia

Prêmio Profissional 3° Lugar

CATEGORIA ESTUDANTE - MODALIDADE PROJETO ACADÊMICO

1° LUGAR

1° LUGAR

ORIENTADOR

1° LUGAR

2° LUGAR

2° LUGAR

ORIENTADOR

2° LUGAR

3° LUGAR

3° LUGAR

ORIENTADOR

3° LUGAR

CATEGORIAS PROFISSIONAL E ESTUDANTE

PRÊMIO DESTAQUE CONFORTO

premio-destaque-conforto

PRÊMIO DESTAQUE INOVAÇÃO

premio-destaque-inovacao

PRÊMIO DESTAQUE SUSTENTABILIDADE

premio-destaque-sustentabilidade

GRAND PRIX MELHOR PROJETO DA EDIÇÃO

grand-prix-melhor-projeto-da-edicao

*VEJA DETALHAMENTO DOS PRÊMIOS NO REGULAMENTO.

COMO PARTICIPAR

A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo autor responsável.
Basta acessar "inscreva-se" e preencher a ficha com seus dados até o dia 1 de dezembro.
O PROJETO PODE SER ENVIADO ATÉ O DIA 7 DE DEZEMBRO

FORMATOS DE ENVIO · Envie um único arquivo digital no formato .pdf, com até 8 páginas (1 prancha por página), tamanho A3, no sentido horizontal (paisagem), com o máximo de 30 MB.

ATENÇÃO ÀS EXIGÊNCIAS:

A · Os desenhos e textos poderão ser executados em qualquer técnica instrumental e processo gráfico, devendo estar inseridos exclusivamente nas pranchas, sendo vedada a apresentação de anexos. Todos os textos deverão estar em língua portuguesa.


B · O memorial descritivo deve ser inserido em uma das pranchas com síntese das soluções propostas (texto, tabelas, esquemas demonstrando claramente os quesitos dos critérios de julgamento).


C · O arquivo não poderá ter nome, logotipo, assinaturas ou outros dados que possibilitem a identificação de autoria do projeto, escritório, instituição e/ou professor orientador. Citação de referências bibliográficas e empresas fornecedoras serão aceitas.


O RELATÓRIO DESCRITIVO DO TRABALHO DEVE SER PREENCHIDO
OBRIGATORIAMENTE ON-LINE, DURANTE O ENVIO DO PROJETO.
Para mais informações, veja o ITEM 8 do Regulamento.

JULGAMENTO

FEITA A INSCRIÇÃO E O ENVIO DO PROJETO É HORA DE TORCER!
A ANÁLISE E O JULGAMENTO DOS PROJETOS SERÃO REALIZADOS EM DUAS ETAPAS:



PRIMEIRA ETAPA
A comissão de seleção fará a avaliação dos projetos sob os aspectos do conforto do ambiente, sustentabilidade e inovação, que compreendem:


I. CONFORTO: uso combinado de técnicas construtivas e produtos aplicados para garantir melhor performance do ambiente nos quesitos:


a) Térmico: desempenho térmico do ambiente para construir espaços confortáveis e energeticamente eficientes.
b) Acústico: isolação de ruídos e/ou absorção da reverberação (eco no ambiente).
c) Visual: qualidade arquitetônica e impacto estético. Equilíbrio entre luz artificial e luz natural, em favor do conforto visual e otimização de energia.
d) Saúde: qualidade do ar interno e outras condições para mais conforto e bem-estar dos ocupantes.
e) Modular: possibilidade de adaptação da edificação ao longo de sua vida útil para atender às necessidades de uso de seus ocupantes.


II. INOVAÇÃO: aplicação de tecnologias inovadoras capazes de melhorar a produtividade das obras e o desempenho do ambiente construído.


III. SUSTENTABILIDADE: uso racional dos recursos naturais (matéria-prima, água e energia) para o usuário final e/ou nas diversas etapas da edificação; combate ao desperdício: redução e reutilização dos resíduos da construção, prevenção e controle de impactos ambientais.


SEGUNDA ETAPA
Nesta etapa, os trabalhos finalistas serão avaliados pela Comissão de Premiação sob os seguintes critérios:


I. Conforto do Ambiente: térmico, acústico, visual, modular e saúde.
II. Inovação: materiais, sistemas construtivos, operação de canteiro de obras.
III. Contribuição: contribuição para o desenvolvimento sustentável da construção civil.

CALENDÁRIO

INSCRIÇÕES

ATÉ 1º/12/2017



ENVIO DO PROJETO

ATÉ 07/12/2017



JULGAMENTO COMISSÃO DE SELEÇÃO

ATÉ 23/1/2018



DIVULGAÇÃO DOS FINALISTAS

ATÉ 31/1/2018



JULGAMENTO COMISSÃO DE PREMIAÇÃO

ATÉ 22/2/2018



DIVULGAÇÃO DOS PREMIADOS

ATÉ 27/2/2018



EVENTO DE PREMIAÇÃO

ATÉ 31/3/2018